História do Municipio de Taiaçu
     O município de Taiaçu foi fundado aos 19 de Março de 1.886, por José Belizário Vieira e Outros. De início o lugarejo foi denominado São José do Paraíso tendo como padroeiro São José, em seguida passou a denominar-se sucessivamente: São José de Tayassu e Tayassu, a fundação foi ocasionada pela fuga de moradores da região de Jaboticabal, durante a epidemia da febre amarela.

      Hoje o município é denominado Taiaçu, palavra de origem indígena do tupi, que significa “porco de mato”.

     Foi elevado a distrito de Paz com o nome de Taiaçu pela Lei n° 873 de 09 de Setembro de 1.903, e instalado aos 09 de Dezembro do mesmo ano. Posteriormente passou a Distrito do Município de Jaboticabal, e finalmente foi elevado a município pela Lei n° 2.456 de 30 de Dezembro de 1.953, e instalado em 1° de Janeiro de 1.955.

      Taiaçu é uma cidade de pequeno porte com área de 108 Km2, estando localizado na região Norte do Estado de São Paulo.

      Taiaçu limita-se com os seguintes municípios:

      - a Oeste com Vista Alegre do Alto;
      - a Noroeste com Pirangi;
      - ao Sul com Monte Alto;
      - ao Norte com Bebedouro, e
      - ao Leste com Taiúva

      Taiaçu está localizado a uma altitude de 565 metros; Latitude 21° 08’ 6” ao Sul do Equador Terrestre; Longitude 48° 30’ 50” a Oeste do Meridiano; Geologia e Clima: o solo é constituído por terra vermelha arroxeada, sendo uma mistura de argila com areia, apresentando-se bastante compacta. São materiais provenientes do basalto e arenito bauru. O clima é sub-tropical temperado, sendo a temperatura média em torno de 25° C.

     O Censo realizado em 2.010 registrou uma população de 5.894 habitantes.

     O município de Taiaçu recebe trabalhadores vindos de outras regiões do país, como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Ceará, etc...Esses trabalhadores vêm em épocas de safras agrícolas, e na maioria das vezes acabam permanecendo em definitivo, com suas famílias, no município. Atualmente o município de Taiaçu tem sua economia baseada na agricultura, destacando-se cana-de-açúcar, cebola, frutas variadas, legumes e outros.

     - Padroeiro: São José

     - Feriados Municipais:
     19 de Março - aniversário da cidade e dia do padroeiro
     30 de Dezembro- emancipação politica do município
Bandeira_Taiacu Brasao_Taiau